O trabalho ocupa grande parte de nossa existência, por se tratar disso, conquistar inteligência emocional é lidar com ele, e com tudo que o envolve, da melhor maneira possível, pois somente assim poderemos ter os resultados positivos que tanto desejamos.
Assim também, é interessante que as empresas pensem na inteligência emocional no trabalho e elaborem meios de desenvolvê-la em seus colaboradores. Além de contribuir com o crescimento pessoal de cada profissional, as consequências positivas para a organização são múltiplas.
Para o próprio Goleman, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso dos indivíduos, já que a maioria das situações vividas no trabalho exigem habilidades de relacionamento e compreensão humana.
Um profissional calmo, que tem clareza sobre suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinada situação, bem como resiliência, e que sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os conflitos pelos quais passa com impulsividade.
Fonte: icb e solides