Competição entre estudantes: Bom ou Ruim?

Em diversos momentos na história ouvimos falar sobre o espírito de competição que existia entre as pessoas, mas também nos disseram que o importante não é ganhar e sim competir.

Segundo a pesquisa do PISA 2018, o que chama atenção no último estudo, é que a competição é mais predominante nas escolas do Brasil. Já a cooperação é mais predominante nas escolas da Áustria, Croácia, Dinamarca, Geórgia, Alemanha, Japão e Holanda. Outro dado interessante é que estudantes com maior poder socioeconômico tendem a perceber mais facilmente a competição ou a cooperação entre seus colegas de escola do que os estudantes menos favorecidos. Além disso, meninos e meninas são igualmente propensos a relatar que seus colegas cooperam, mas meninos relataram mais competição do que as meninas. (Gráfico por Andreas Schleicher)

No ambiente universitário, podemos observar naturalmente a “disputa” entre alguns estudantes. Acreditamos que conhecimento só é válido se for compartilhado, é egoísmo demais querer apenas absorver conhecimento.

O que naturalmente observamos é que o mundo está cada vez mais competitivo, as pessoas se veem cada vez mais na necessidade de se mostrarem “melhores” e com isso uma sociedade danificada emocionalmente.

[fonte:administradores]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
WhatsApp chat