Novas Habilidades e Formas de Aprender

Esses meses nos mostraram que realmente estamos vivendo a “estabilidade dinâmica”. Navegar nesse novo mundo requer novas habilidades e formas de aprender! Conrado Schlochauer lista 8 insights para repensar a aprendizagem:

1- Aprendizado top-down. Partimos de uma falsa premissa de que o professor ou a liderança de RH é quem vai entender as necessidades de aprendizagem das pessoas. E isso não funciona por alguns motivos: um deles é que há uma distância entre fazer um curso ou um workshop bacana e aplicar os conceitos na prática; o outro é o fato de que cada um tem as suas necessidades, desejos e capacidade de absorção específicos.

2- Facilitar o Aprendizado. O RH não deve ser apenas um provedor do aprendizado, muitas vezes infantilizando este processo ao ser o detentor dos temas, horários e duração de cursos e treinamentos. Mas sim, ocupar um papel de facilitador do aprendizado, criando ambientes que propiciem isso. Então, às vezes vale mais comprar uma briga com TI para liberar o acesso do Whatsapp do que fazer mais um workshop.

3- Workplace Learning. Aprender ao longo do seu dia. Neste aspecto, o RH deve valorizar o aprendizado informal e oferecer tempo. Por exemplo, 40 minutos por semana para que os colaboradores possam fazer o que quiserem do ponto de vista do aprendizado, como assistir um vídeo no YouTube. Outra maneira é mapear umas das todas as formas de aprendizado informais, como um momento de bate-papo entre as áreas.

4- O papel da liderança. O RH pode promover iniciativas que deixem claro que o funcionário é dono daquilo. O segundo aspecto da liderança é inspirar pelo exemplo. O papel do líder não é desenvolver pessoas, mas sim ajudar as pessoas a se desenvolverem.

5- Learn by Campaign. Apoiar o colaborador no processo de aprendizagem tem a ver com mudança de comportamento. Por isso, a constância é fundamental. Não é com um e-mail que você vai endereçar a questão. É possível fazer isso criando comunidades de aprendizado com horários determinados para atividades como roda de leitura coletiva, webinars, debate de vídeos etc.

6- Autoaprendizagem: como se guiar. Em primeiro lugar, a culpa não ajuda o aprendizado. lembre-se que você não está trabalhando de casa, você está na sua casa, durante uma epidemia tentando trabalhar. Há uma avalanche de ofertas neste momento. Então, inverta o fluxo e pare para pensar o que você deseja e precisa aprender neste momento.

7- Crie o Hábito. Faça o processo de busca do que você quer aprender, com quem precisa falar, quais livros são interessantes, quais cursos e determine um tempo específico na sua agenda para isso. Pode ser três vezes por semana, meia hora. Isso não pode ser a última coisa do dia, precisa ocupar um lugar e um horário nobres na sua agenda.

8- Lifewide Learning. O aprendizado se dá ao longo da vida, em diferentes ambientes, tanto formal quanto informal. Precisamos pensar em como vamos aproveitar todos os espaços. Isso não quer dizer que a educação formal deixa de ter importância. No Brasil, ter um diploma universitário está relacionado a ter uma renda maior. Além disso, a faculdade é mais que diploma, é construção de networking, é um ritual profissional relevante. Podemos felicitar o mundo por haver alternativas, mas focar em alternativas informais de aprendizado dos 22 até os 80 anos.

[FONTE]

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