Currículo! Um assunto tão essencial e relativamente simples, porém quando é colocado em pauta gera temor em quem está procurando emprego. E por que será? Simplesmente porque a maioria dos estudantes não têm conhecimento suficiente de como montar um bom currículo e acabam perdendo excelentes vagas de trabalho, pelo fato de não conseguir se apresentar de maneira efetiva e cativante. Mas calma, o susto passa depois que você aprende a montar o seu!

Fonte: Pixabay
Você já se perguntou o porquê de não ter sido chamado para uma entrevista, na qual você tenha encaminhado seu currículo? Segundo o site Exame, os currículos funcionam como anúncios, você tem que falar o essencial em pouco tempo e de forma atraente.
Para facilitar a vida dos nossos estudantes, vamos estabelecer algumas coisinhas que devem ser colocadas em um currículo e as que jamais devem estar nele!
Vamos lá…Pegue papel e caneta para anotar nossas sugestões!

Fonte: Pixabay
- Faça uma formatação caprichada (alinhamento das linhas, títulos em negrito para destacar e letras que sejam de fácil leitura, como por exemplo, Arial ou Times New Roman).
- Coloque informações essenciais e bem objetivas (informações pessoais, endereço, onde estudou, lugares onde trabalhou, principais cursos, experiências relevantes..) Um currículo com muitas páginas é uma grande furada, pois o recrutador tem muitas entrevistas para realizar e se você não tem objetividade nas informações, seu currículo pode ser simplesmente deixado de lado por falta de tempo.
- Ser simples nesse momentos é a melhor saída. Não queira encher linguiça, e ficar escrevendo muitas coisas, ou coisas que você nem sabe o que é, praticidade é a melhor saída.
- Sempre seja sincero em relação às suas qualidades (mentir ou fingir que tem uma competência que não tem pode quebrar qual candidato, pois você pode chegar na empresa e te aplicarem um teste, e aí o bicho pega, né?) Falar a verdade é sempre a melhor opção, pode acreditar!
- Revise o seu português para que não passe nenhum erro! A sua escrita abrirá portas para você, então cuide muito bem dela. Um profissional que escreve corretamente é muito bem visto no mercado de trabalho.
- Não é profissional e bem visto a utilização de gírias em um currículo. Prefira a norma culta para este tipo de documento.
- O currículo é o seu cartão de visita, portanto, quando estiver se candidatar para uma vaga, faça-o com carinho para que o recrutador perceba a sua boa vontade e seu capricho.
- Envie o seu currículo sempre em PDF. Além de evitar que alguém altere seu documento, demonstra profissionalismo.
- Não fique se elogiando no currículo, o recrutador perceberá suas competências.
- Lembre de adaptar o seu currículo à vaga de emprego que você esteja se candidatando. A vaga é para um designer? Publicitário? É muito legal ter um currículo colorido e bem diferenciado. Mas se a vaga é para um advogado, médico, entre outros, o currículo tem que ser mais formal, coerente com a vaga desejada.
Já dizia o ditado popular, a primeira impressão é a que fica! #Pense nisso
Bom, deu pra perceber que o currículo é muito importante para conquistar um emprego legal, não é mesmo? Agora você já tem algumas dicas super bacanas para mandar muito bem no seu e arrasar nas entrevistas!
Ficou com dúvidas?

Fonte: Pixabay
Mande um e-mail pra gente: contato@efeitonuc.com.br
Estamos aqui para ajudá-lo, sempre! ✨✨✨


