Diante das circunstâncias atípicas neste ano, por conta do novo coronavírus, essa primeira tendência é resultado de um movimento que já acontece na educação. Também chamada de unschooling ou o mundo como sala de aula: essa ferramenta é sobre o local de aprendizagem, que extrapola os muros das instituições, e torna qualquer local útil para a aprendizagem [assim como é para o futuro do trabalho].
não é um modo de educação alternativa, mas uma alternativa à educação.
Neste mesmo fluxo, vemos os intercâmbios culturais e educacionais crescerem tanto entre jovens quanto na idade adulta, em busca de novas experiências vinculadas a novos aprendizados que extrapolam locais específicos de estudo, e abre o mundo como possibilidade para investigação.
Na Aprendizagem Cooperativa, os alunos não são recompensados apenas com base no sucesso de seu grupo, como também são individualmente responsáveis pelo seu próprio trabalho.
A aprendizagem cooperativa prevê que todos [dentro de um grupo ou uma célula] trabalhem para resolver tarefas propostas, discutindo entre si, compartilhando ideias. Segundo, Johnson & Johnson, para que a aprendizagem seja cooperativa é necessário que se verifiquem cinco características específicas que não atuam isoladamente, mas são interdependentes:
1- Interdependência positiva;
2- Responsabilidade individual;
3- Interação frente a frente permitindo o desenvolvimento de competências sociais;
4- Desenvolvimento de competências interpessoais e grupais;
5- Avaliação do processo do trabalho da célula de modo a melhorar o funcionamento do mesmo.