ARRASE na segunda fase!

Essa época do ano é bem complicada para os estudantes que ainda estão fazendo vestibular. De um lado, toda a família curtindo as festas e férias de final de ano. Do outro, livros e resumos que aguardam ansiosamente por uma revisão.

Quem passou na primeira fase do vestibular sabe que o que vem por aí é “pauleira”, afinal, quem vai disputar a segunda fase é, no mínimo, tão bom quanto você. Por esse motivo, esse afunilamento de concorrentes gera muita pressão nos estudantes.

Este texto é para todos aqueles que se dedicaram e conseguiram a tão sonhada chamada para as provas de segunda fase. Sim, vocês chegaram até aqui e não dá para jogar a toalha tão perto da reta final!

Nós do NUC conversamos com professores e especialistas da área vocacional para saber o que é ideal fazer nesta reta final.

Dica NUC n° 1 – autoconfiança

A fórmula mágica para esta etapa é ter calma e tranquilidade e confiar no seu potencial.

Exercícios como meditação, ensaio mental, utilização de frases positivas pode ajudar muito nessa fase.

Ah! Também se recorde de começar o dia cuidando do seu ritual matinal e uma “playlist do sucesso”, afinal músicas de fossa e acordar sem se preparar para um dia bom e tranquilo só irá prejudicar você nesse momento.

Dica NUC n° 2 – equilibre descanso e estudos

Nessa reta final o seu corpo e a sua mente provavelmente precisam recuperar as energias e se reabastecer pois já sofreram muito com a pressão e os resultados da primeira etapa.

Para reequilibrar as energias, nossa dica é:

  • Durma 7h por dia (pelo menos)
  • Cuide da sua alimentação (uma alimentação equilibrada é uma das chaves para esta reta final – muitas das vezes no período de estresse do vestibular o estudante acaba consumindo doces, carboidratos e álcool em excesso, o que faz com que o cansaço tome conta dele nesta reta final)
  • Beba muuuita água(a desidratação é uma das principais causas de falta de foco) e
  • Faça 30min de alguma atividade física que lhe dê prazer (caminhar correr, jogar futebol, dançar) em dias intercalados (a atividade física liberará a carga de estresses e liberará hormônios de prazer).
  • Para aproveitar ao máximo as horas de estudo nesta reta final:
  • Faça ciclos de 2h de HIPERFOCO. Após cada ciclo faça um intervalo de 20min

Exemplo, se você estuda no período matutino:

  • 13h-15h – HIPERFOCO nos estudos (celular no modo avião colocado para despertar daqui 2h, sem distrações)
  • 15h-15h20 – levante da cadeira (isso oxigena e melhora a circulação), beba água, vá ao banheiro. Vale também um cafezinho, fruta, etc. ou responder ao Whats 😉
  • 15h20-17h20 – HIPERFOCO nos estudos (celular no modo avião colocado para despertar daqui 2h, sem distrações)
  • 17h20-18h – levante da cadeira, beba água, vá ao banheiro, etc…
  • 18h-20h – Revisão do que estudou no diae/ou aquilo que ficou pendente da sua meta de estudos naquele dia.
  • 20h – descanso, alimentação, atividade física.

Aos finais de semana, nem muita bitolação, nem muita curtição. O resultado dessa mistura pode render ótimos resultados no vestibular.

Dica NUC n° 3 – Preste muita atenção nas aulas e Revise todo o conteúdo

Prestar muita atenção nas aulas e todos os dias guardar algumas horas do dia para revisar toda a matéria vão te ajudar a fazer da segunda fase o seu segundo passo para realizar o seu sonho. Boas atitudes são:

  • Faça provas de anos anteriores da segunda fase

Não vai dar tempo de ver assuntos novos com profundidade, mas vai dar tempo de revisar conteúdos já estudados e fortalecer seus conhecimentos e se não conseguir resolver alguma questão, vá atrás do conceito que não está entendendo ou esqueceu.

Para matérias como Matemática, Física e Química é aconselhável fazer muitos exercícios, pois o melhor jeito de decorar as fórmulas é utilizando-as, para as outras matérias também é bom fazer bastante exercícios para exercitar e facilitar o aprendizado sem que fique muito cansativo.

  • Releia seus resumos e mapas mentais

Deixe os livros apenas para dúvidas mais específicas que possam surgir nas revisões.

  • Foque nas disciplinas específicas do seu curso

O ideal, sempre, é equilibrar todas as disciplinas, já que é interessante que o estudante tenha domínio de todas as áreas. No entanto, faltando apenas alguns dias para as provas, é importante dar atenção especial principalmente para as matérias que mais serão cobradas dos candidatos.

  • Treine para os formatos de redação cobrados

As provas apresentam peculiaridades quanto ao formato de texto exigidos dos candidatos.

  • Escreva com clareza e responda apenas o que for pedido

Nada de “enroleixam” . O formato dissertativo de questões exige que os candidatos se expressem com clareza e saibam organizar bem as ideias dentro do espaço delimitado para a resposta.

OUTRAS DICAS – O que a 2ª fase tem de diferente da 1ª fase?

De acordo com o Guia do Estudante, no caso da UNESP o primeiro dia é composto de 24 questões dissertativas, o que dá em torno de 2 a 3 questões por disciplina. Já no segundo dia são 12 questões de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa) e uma redação.

Segundo o professor Wanderley Damatta, em entrevista para o Guia, o mais importante é saber os conceitos fundamentais de cada disciplina, combinados a uma capacidade boa de interpretação de texto. “Entre as habilidades cobradas destacam-se a análise de imagens, gráficos, mapas, estruturas geológicas, fórmulas químicas. As questões de conhecimentos gerais são de um grau de complexidade mediano, ou seja, não são tão fáceis, mas também não requerem um conhecimento profundo de cada tema abordado. As questões de português, além de interpretação, também pedem conhecimento de análise sintática, concordâncias e tempos verbais. Já a redação, como no Enem, costuma envolver temas atuais”.

Esperamos que com isso você ARRASE na segunda fase.

Ah! NÓS do NUC estaremos aqui – independente do resultado final, para apoiá-los e orientá-los!

Quer saber+, acesse nossas redes sociais e confira nossos conteúdos:

https://www.instagram.com/efeitonuc/

https://www.facebook.com/nuc.orientacaovocacional/

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Scroll Up
WhatsApp chat