O mercado de trabalho está em busca de profissionais que se relacionam bem ou que têm capacitação técnica?

Isso é um dilema, pois sempre fica essa dúvida!

O que será que as empresas têm procurado? Pessoas que sabem se relacionar ou que têm capacidade técnica?

O que é importante pensar? É preciso ter um equilíbrio…

Vamos pensar juntos..

O mercado de trabalho está altamente competitivo! Quantas vezes você inicia um trabalho em alguma empresa e se depara com pessoas que não tem inteligência emocional? São àquelas que surtam com as pressões do dia a dia e acabam brigando com os colegas de trabalho, não conseguem se relacionar! E quantas vezes você já ouviu, nossa, mas essa pessoa sabe trabalhar, ela não consegue se relacionar!

Além dessas pessoas, também encontramos pessoas que são ótimas como colegas de trabalho, porém lhes falta a capacidade técnica!

E aí? Como lidar com isso? O que o mercado espera? Relacionamento ou Capacidade Técnica? Para você que está entrando no mercado agora, QUAIS competências você precisa ter?

Vamos tratar esse assunto com a transparência que ele merece!

O mercado pede um profissional completo, que tenha o equilíbrio entre essas duas competências.

Mas como alcançar isso?

Para chegar no nível de capacidade técnica adequado, é preciso qualificar-se, desenvolver-se e buscar cursos que o aprimorem para o cargo desejado! É importante não ser apenas bom, mas se destacar naquilo que você é bom, e isso se conquista com bastante esforço e dedicação!

Agora vamos para a parte mais difícil…

Inteligência emocional! Nossa, parece algo difícil! E é, muito difícil! Muitos profissionais são demitidos por falta de controle emocional!

Se você trabalha com alguém que não tem inteligência emocional, deve saber o quanto é difícil manter-se motivado no trabalho, pois uma pessoa que não consegue ter bons relacionamentos, pode atrapalhar uma equipe inteira durante o dia a dia.

E é possível conquistar esse dom de se relacionar?

Sim! É possível, mas da mesma forma que capacidade técnica exige esforço e dedicação, a capacidade de se relacionar bem e de se controlar em situações de pressão, de saber se colocar nos momentos certos, é MUITO mais difícil. Requer segurança, equilíbrio, transparência, visão global e resiliência diária!

Não se iluda em achar que é fácil conquistar inteligência emocional, caso você não tenha, mas desenvolvê-la! E para você que está entrando no mercado de trabalho, é importante ter ciência de que os recrutadores valorizam muito o trabalho em equipe e relacionamento com os colegas de trabalho! Vai muito além disso…quando você tem bom relacionamento, acaba se motivando mais no dia a dia, o que afeta diretamente a sua produção na empresa e aumenta as chances de você ser promovido e conseguir cargos melhores.

Fonte das imagens: pixabay

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
WhatsApp chat