Sim! Hoje a Universidade Estadual Paulista (UNESP) liberou, na manhã desta segunda-feira (3), a lista de aprovados da primeira fase do Vestibular 2019.
E ao sair o resultado da 1a. Fase da UNESP vem aquele dilema que muitos alunos estão vivenciando hoje: aquela sensação de olhar a lista de aprovados e não encontrar o seu nome… Só quem já passou por isso sabe como é. Primeiro vem aquela comparação com a colocação no ano anterior e muitos depois começam a perceber que não atingiu a nota desejada e é nessa hora que vem o sentimento de frustração. Choro, raiva, sofrimento… E, por fim, a dúvida: “por que eu não passei?”.
Nós do NUC Sabemos que não é nada fácil se recompor depois de não conseguir a aprovação na tão esperada vaga na faculdade dos sonhos. E agora você fica pensando em todas as aulas que precisa revisar, em ficar mais um ano no cursinho ou estudando em casa, tomado pelo desespero não sabe nem por onde começar…
Por isso, o NUC conversou com nossas coaches e com estudantes que já passaram por essa experiência para ajudar você a superar este momento.
O psicólogo Rafael Lourenço de Camargo, em entrevista para o GuiadoEstudante, explica que não é o evento em si que deixa a pessoa triste, mas sim a interpretação que ela dá à situação que a faz se sentir mal.
Segundo Milena Lozano, coach de carreira do NUC, tudo em nossa vida por ser NEUTRO, os fatos que ocorrem em nossa vida terão a cor ou o sabor que dermos a eles. Interpretar uma não aprovação ou classificação para a 2ª fase como incompetência e sentir raiva, perda de controle e desânimo só irá o desmotivar a continuar em busca dos seus sonhos.
Para mudar isso precisamos ser realistas: o mundo adulto é repleto de fracassos. Então, se não dá para escapar dos fracassos durante a vida, temos uma boa notícia: você acaba de entrar no mundo adulto, parabéns!
Não é porquê perdemos uma batalha que a guerra está perdida!
Além disso, o resultado de hoje é a sua colocação em apenas UM dos vários vestibulares e do ENEM que você prestou esse ano! Ainda há muita água para rolar e resultados para conferir esse ano…
Estamos aqui para te dizer que se de fato você quer isso, se você sonha, desistir não é uma opção. Se você quer de fato realizar esse sonho? Então, vamos correr atrás!
Nada de desânimo. Sabemos o quanto é difícil, o quanto é complicado, você pensa que está num nível inferior aos outros, ou as vezes você nem sabe o porquê você não conseguiu sua vaga.
A escola molda os alunos de uma maneira generalizada, onde o conteúdo é passado igual para todos, e cada um tem seu tempo e suas personalidades.
Alcançar esse sonho nem sempre é fácil, mas não há porquê desanimar ou desistir desse sonho por conta de UM resultado apenas…
Especialmente levando em consideração que tivemos esse ano cerca de 100 mil inscritos disputam 7.365 vagas, ou seja, uma média de 13,58 candidatos por vaga ofertada.
E isso não acontece só com você, 1 a cada 13 estudantes estão vivenciando isso hoje.
Drauzio Varella, um dos médicos mais brilhantes e reconhecidos hoje no Brasil e no mundo, também vivenciou esse desafio. Drauzio fez cursinho e já confessou em entrevistas que não era um dos alunos mais brilhantes. Quando entrou no cursinho, havia muitos alunos que já sabiam muito e ele não sabia nada, e pensava que nunca iria entrar na faculdade de medicina pois gostava de sair, namorar, curtir a vida.
Mas, pensando tudo isso, também analisou que se ele não se dedicasse para passar, passaria o resto da vida, nessa frustração de não ter dado o seu melhor e decidiu que passaria o ano seguinte inteiro estudando e somente uma noite por semana ele ia ao cinema. E sim ele estudava SABADO E DOMINGO, O DIA TODO, PORQUE PARA NOSSOS SONHOS NÃO EXISTE DIA DE FOLGA.
Mas, adivinha o resultado?
Ele não entrou no primeiro ano. Havia muito conteúdo a ser estudado e aprimorado, porém isso não foi motivo de desânimo. No ano seguinte ele voltou mais determinado ainda!
“ Leia, leia, leia e repita até aprender…” (Dráuzio Varella)
Ainda desanimado com o resultado?
Calma, a coach vocacional do NUC, Sol Machado, separou algumas dicas para poder facilitar essa recuperação de ânimo e injetar muita força de vontade para você continuar correndo atrás dos seus sonhos:
DICA Nº 1 do NUC – A primeira análise que você precisa fazer é sobre sua trajetória.
Seja sincero(a) com você: quanto tempo dedicou para alcançar seu sonho. Quais foram os pontos que você se dedicou mais? Qual foi o período que você se dedicou ao longo ano com menos intensidade?
DICA Nº 2 do NUC – Vamos olhar para as provas anteriores em comparação com a deste ano?
Para que você tenha um diagnóstico REAL você precisa ver onde foi que você errou, o que passou despercebido e que precisamos retomar.
Vendo com todos os detalhes minuciosamente: onde foi que você mais errou, onde você pisou mais na bola, onde você sabia o conteúdo, mas errou por falta de atenção, entre outros aspectos.
Para realizar as dicas 1 e 2 é necessário nesse momento investir em autoconhecimento.
Tire um tempinho para se conhecer e perceber quais pontos você arrasou e mandou suuuper bem e quais pontos você está precisando melhorar para atingir a pontuação necessária.
Outro aspecto é verificar essa distância : entre o que foi e o que deveria ter sido (nº de questões/matéria que você precisava gabaritar).
Reconheça seus erros e suas falhas – seja frio e analise, com firmeza, sua trajetória de estudos deste ano.
Com essa análise, você vai perceber que não é tudo que está fazendo errado, e que não é o fim do mundo passar mais um ano estudando (falta pouco).
DICA Nº 3 do NUC – Pode ser que esteja faltando 2 temperos na hora da prova para que o resultado aconteça : controle emocional e gestão do tempo.
Não é somente o nervosismo na hora da prova que pode estar te atrapalhando, mas pode ser que esteja faltando administração do tempo tanto nas horas de estudo como no “time” de respostas durante a prova.
PERMITA-SE fazer essa autoanalise!
Ao se conhecer e reconhecer seus pontos fortes e fracos ao longo desse ano vai fazer com que você consiga entender o que está acontecendo e poder se preparar melhor para 2019.
Ah! NÓS do NUC estaremos aqui – independente do resultado final, para apoiá-los e orientá-los!
Quer saber+, acesse nossas redes sociais e confira nossos conteúdos:
https://www.instagram.com/efeitonuc/
https://www.facebook.com/nuc.orientacaovocacional/