O modelo de trabalho do futuro, com foco em produtividade, está ganhando espaço. O Smart Work se resume na satisfação profissional e na qualidade de vida. Conforme o trabalho remoto torna uma realidade sem volta, marcas e empresas se preparam para este novo modelo de produção que não prevê cadeira no escritório, mas sim, comprometimento com a inovação.
Em um longo artigo do italiano Domenico De Masi publicado em junho no jornal Folha de S.Paulo, o sociólogo afirma: “A partir de agora, será necessário recompor profissão e vida, valorizando com o ‘smart working’ a
desestruturação espaço-temporal do trabalho; encorajando a irrupção da emoção, da fantasia e da afetividade na esfera produtiva; garantindo uma igualdade de gênero concreta, um respeito seguro às diversidades, um crescimento cultural dos indivíduos e de toda a comunidade para cuja
administração o município, a escola e as empresas contribuem”.
Na lógica do smart working, os líderes precisam ser mais mentores do que chefes. A partir daí, o liderado deve ter autonomia para produzir o trabalho do modo mais equilibrado, conforme sua própria realidade.
[HSM]