Muitas empresas têm problemas administrativos por falta de investimento EM ESTRATÉGIAS de comunicação! O assunto é muito recorrente, porém ainda existem empresas que investem muito pouco na comunicação interna das organizações. Ainda não estamos falando da parte financeira, estamos abordando os investimentos em tempo, quadro de pessoal e em estratégias de comunicação, que também não deixam de envolver o âmbito financeiro.
É muito comum que as equipes não se entendam e reclamem umas das outras, dos chefes e da empresa, mas aí vem a pergunta? Você investe em COMUNICAÇÃO INTERNA na sua empresa? Caso você invista, ela acontece de forma efetiva?
Fonte: PixaBay
Vamos citar alguns pontos importantes quando tratamos esse tema, que é polêmico, é necessário e pode mudar todo um contexto de como os funcionários enxergam os gestores e a própria empresa.
O primeiro passo, quando se fala em comunicação, é ter um canal direto e efetivo com as equipes e os líderes. Simplesmente “soltar informações”, sem direcionar a mensagem para o público certo e sem utilizar a ferramente certa, é incoerente com qualquer fluxo de comunicação empresarial. Independente se esse canal acontece por meio de um grupo fechado no Facebook, no Messenger, um e-mail corporativo, entre outras ferramentas muito bacanas, o importante é que esse canal funcione e as mensagens sejam realmente entendidas pela equipe!
Pois bem, caso você já utilize um meio de comunicação, mas mesmo assim a sua equipe continua com informações divergentes, o problema pode estar na sua linguagem ou na sua mensagem.
Quando nos comunicamos com alguém, é importante que estejamos atentos ao fato de que cada pessoa se identifica com um tipo de vocabulário, um tipo de crença, etc, enfim…portanto, a comunicação precisa ser adequada ao tipo de público, tanto na linguagem, quanto no tipo de mensagem encaminhada. Ela funciona como um quebra – cabeça que precisa ser encaixado com o seu público, no caso, a equipe da empresa.
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A comunicação, em seu sentido literal, no latim, significa tornar comum, partilhar, compartilhar algo, portanto, quando a mensagem não é efetivamente compartilhada, a comunicação não está exercendo seu verdadeiro papel.
Quando a comunicação interna não está prosperando, a equipe fica descontente e isso reflete em todos os setores da empresa, inclusive no financeiro.
É muito importante, além de ter um arsenal de estratégias de comunicação, ouvir o que as pessoas da sua equipe têm a dizer, isso é muito mais importante do que qualquer estratégia, portanto, “soltem os ouvidos” para usufruir um pouco do conhecimento dos funcionários e fazer com que o canal seja muito mais fluido.
Ninguém disse que seria um trabalho moleza, pelo contrário , ele é muito árduo, porém com uma equipe bem comunicada e engajada, é possível chegar a excelentes resultados na organização!
A comunicação é essencial e pode alavancar sua empresa! Lembre-se sempre disso!
Como o tema é extenso e extremamente coerente com a realidade das organizações, nós teremos outras matérias para complementar mais ainda as informações para vocês! Em breve! 🙂