Tempos atrás a liderança era somente aos cargos de chefia, atualmente a gestão de pessoas está presente com frequência no dia a dia de muitos trabalhadores. O cenário mostra que o líder necessita de habilidades, técnicas e ferramentas para melhor gerir seus colaboradores. Além de capacidade para desenvolver seus liderados e atender as expectativas do funcionário e do empresário.
Tarefa fácil? Nem sempre. Por isso separamos 03 dicas para você aplicar hoje:
Simplifique!
Não deixe de ouvir as opiniões dos colaboradores durante as alterações e elimine o máximo de burocracias. Promova a criatividade, recompense as melhorias e aposte em desenvolvimento pessoal, tais como o coaching.
Seja claro e direto ao se comunicar com os liderados e sempre esteja disponível para tirar dúvidas.
Confiança!
Tenha em mente que a liderança é um conjunto de comportamentos, aprimorados por meio de provas diárias de paciência, respeito ao outro, abertura de pensamento e empatia.
Ser maleável não quer dizer volúvel: as opiniões são bem pensadas, as decisões, muito bem avaliadas e, os riscos, planejados.
Manter a palavra também ajuda a ser mais confiável.
Desafie!
Desafie os colaboradores a saírem do óbvio, descubra por que as coisas funcionam daquela forma na empresa e incentive os colegas a darem sugestões. Encarando as mudanças como oportunidades, aprendendo a lidar com o novo, estimulando a capacidade de antecipação e preparando sua equipe.
Como tem sido sua liderança?