Sua empresa tem conflitos entre colaboradores e departamentos?

Quando falamos em conflito, logo pensamos em problemas e redução da produção na empresa. Mas vamos lá,o conflito pode ser positivo para empresa e pode refletir no amadurecimento da equipe!

Mas será que esse momento em que sua empresa está com diversos conflitos entre colaboradores e departamentos não pode ser utilizado como um trampolim para que ocorra um amadurecimento da equipe?

Nossa, é difícil pensar nisso, porém os conflitos não podem ser vistos apenas como momentos difíceis e como se a empresa estivesse com problemas que não possam ser resolvidos! É claro, momentos difíceis entre as equipes sempre acontecerão isso é fato e nenhuma organização está livre desses por menores, mas é preciso aprender com cada acontecimento desses!

Existem algumas dicas muito bacanas para administração desses conflitos. Vamos ver juntos para que você possa fazer com que a sua empresa e todos os departamentos deslanchem e tirem de letra essas dificuldades!

1 – É importante entender a relação entre colegas de trabalho para que o tratamento entre as equipes seja de adulto para adulto.

2 – Quando o conflito estiver acontecendo, não leve para o lado pessoal, seja maduro.

3 – É muito necessário entender que opiniões diferentes diferem de conflitos! Não é porque somos amigos que precisamos ter a mesma opinião, certo?

5 – Caso você seja um gestor, é muito importante que você seja o exemplo e evite ficar em rodinhas de fofocas, por exemplo, pois a sua equipe se espelhará em você!

6 – Tenha empatia! Essa palavra é lembrada, mas é muito pouco utilizada no mundo corporativo. Quando lidamos com pessoas, um dos primeiros pontos a serem lembrado é a EMPATIA! Mas o que é isso? Empatia é literalmente calçar o sapato do outro, sentir o que ele sente, se colocar no lugar dele e saber o porquê dele estar agindo daquela maneira! Experimente, é fantástico! Inclusive existem dinâmicas que podem ser aplicadas no mundo corporativo, e que são muito coerentes com gestão de conflitos!

7 – Promova movimentos para diminuir as fofocas e as guerrinhas entre os setores! E mais do que isso, defenda esses movimentos e leve a todas às equipes! Você conseguirá diminuir muito as rádio peão e os conflitos entre equipes e colegas.

Claro que, nós, do Efeito NUC, não estamos trazendo uma fórmula mágica aqui, até porque, é necessário muito trabalho, empenho e paciência para que as equipes aceitem os colegas de trabalho com maturidade, mas com parceria, empatia, tolerância e maturidade é possível fazer com que sua empresa tenha equipes que gostem do ambiente de trabalho e, consequentemente fortaleçam a organização como um todo!