Afinal, você sabe o que é ter Inteligência Emocional no trabalho?

Você costuma ver muitos casos de desentendimentos no ambiente de trabalho? Você tem algum colega que passa por isso? Você mesmo já viveu situações de terror no trabalho? Isso é MUITO comum!

E o que é isso? É A FALTA de Inteligência Emocional(IE), e essa carência gera inúmeros problemas e dificuldades no ambiente de trabalho!

Mas, hoje, nós estamos aqui para você entender um pouco sobre o que é ter IE no trabalho e também para que você possa entender a importância que ela tem nos relacionamentos do dia a dia no ambiente de trabalho.

O que é IE emocional no trabalho?

  • entender os sentimentos do outro
  • lidar com o outro com maturidade
  • saber lidar com os seus próprios sentimentos
  • saber se frustrar e continuar no ambiente de trabalho com calma e clareza

Essas são algumas características dos profissionais emocionalmente inteligentes no trabalho.

Agora vamos falar um pouquinho sobre os benefícios da IE no ambiente organizacional.

Quais são eles?

  • Bons relacionamentos
  • Maturidade nos relacionamentos
  • Você atrai a confiança dos colegas de trabalho
  • Melhor desenvolvimento na empresa

Os benefícios da IE são inúmeros, mas o que é mesmo importante você saber é que é MUITO importante você buscar conquistá-la.

Não é fácil, vamos falar a verdade, porém se você perceber que tem dificuldades em lidar com os seus sentimentos no ambiente de trabalho, procure ajuda!

Mas se eu procurar o NUC, vou melhorar no trabalho?

Tudo depende de você!

Nós podemos ajudar no desenvolvimento de competências para conquistar a sua IE, mas apenas você pode se esforçar para chegar lá, e acredite, pessoas que sabem equilibrar a emoção e a razão são MUITO bem sucedidas!

E após verificarmos tudo isso,fica muito fácil entender o porquê de termos tantas pessoas imaturas e agressivas no trabalho, afinal, elas não são emocionalmente inteligentes! Não conseguem equilibrar os sentimentos com a razão!

E como nós (emocionalmente maduros) lidamos com elas?

Esse bonequinho é para descontrair, rs.

Você deve lidar assim como você lida com qualquer colega! Trate a pessoa como uma adulta, pois é isso que ela deveria ser!

E atenção: NÃO deixe que a falta de maturidade dos colegas atinja a sua, isso é importantíssimo! Seja o que for, continue sendo maduro e não se abale!

Com o tempo e conforme sua maturidade vai crescendo e se tornando mais segura, poucas pessoas conseguirão tirar você do seu estado emocional maduro e coerente! 🙂